A educação ambiental constitui uma das principais ferramentas voltadas para o incentivo da reflexão sobre seus elementos, trata-se de uma modalidade do processo educativo que solicita a participação de estudantes e professores na construção de um novo paradigma a ser assimilado, tazendo discursos sobre as questões ambientais e as necessárias mudanças éticas frente uma nova realidade que está sendo elaborada, com base na cidadania a educação ambiental aponta diversos caminhos para a mudança da estrutura escolar a partir de uma nova maniera de se relacionar com o saber e de uma relação da escola com as instituições sócias, desse modo a necessidade de educar para e com o meio ambiente em busca da compreenção e de uma ação diante dos problemas que afetam os relações humanos com o planeta pensando nisso a coleção vivenciando a educação Ambiental, foi criada a partir da importância situada no eixo educação Ambiental para o exercício da cidadania visando contribuir para um trabalho sócio educativo vinculado aos princípio da dignidade coresponsabilidade, solidariedade e equidade.

A referida coleção é composta por abordagens teórico-metodológicas a cerca da transversalidade dos dois segmentos do ensino fundamental. Na sessão reciclando é apresentada atividades práticas que estimulam o desenvolvimento cognitivo do aluno quando relacionado ao tema principal do livro que é processo de reciclagem, em cada tema do livro existe a sessão praticando o qual apresenta ao aluno atividades práticas que facilitarão o entendimento dos assuntos abordados dentro da temática principal da obra.

As sessões destes módulos encontram-se permeada de textos claros e objetivos, atividades pedagógicas e práticas voltada ao desenvolvimento da postura crítica e reflexiva do estudante e de informações atualizadas que incentivam o aprofundamento dos estudos.