A coleção História e Cultura Afro-brasileira e Indígena foi construída exclusivamente para oferecer aos alunos das escolas públicas e particulares, material didático específico focado no atendimento as Leis 10.639/03 e 11.645/08, a qual exigiu que as escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio efetivassem a implantação da referida temática em sala de aula.

A coleção aborda aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir desses dois grupos étnicos, bem como o estudo da história da África e dos africanos, a cultura e luta dos negros e índios no Brasil, a importância e a contribuição para as áreas cultural, social e política.

Os textos apresentam uma linguagem clara e são adequados ao nível e fase de desenvolvimento de crianças aos seis anos de idade. Os textos são seguidos de atividades lúdicas que favorecem o desenvolvimento da lectoescrita, além de situar a criança num contexto histórico, abordando termos e práticas dos povos africanos e indígenas que contribuíram para a formação da sociedade brasileira. Todas as atividades favorecem a mediação entre os estudantes e informações sobre crenças, costumes, valores etc., desses povos, na expectativa de favorecer a construção de novas mentalidades que reconheçam, valorizem e respeitem a diversidade étnica, presente na sociedade brasileira.

A referida coleção foi aprovada na Comissão de Educação do Estado, comunidades indígenas, representantes do Movimento Nacional Unificado (MNU), professores e coordenadores pedagógicos de diversas escolas e municípios, conforme documentos anexos, estando presente em mais de doze estados do país.